Desde os primeiros meses de vida, os bebês começam a desenvolver hábitos aparentemente aleatórios, mas que têm um propósito importante em seu crescimento. Um deles é mexer nas orelhas, seja puxando, esfregando ou apenas segurando levemente.
Mas afinal, por que isso acontece? Esse gesto pode ter diferentes significados, variando desde uma simples forma de autoconforto até um indicativo de algum incômodo.
Um mecanismo natural de relaxamento
Muitos bebês recorrem a esse movimento como forma de se acalmar. Assim como alguns sugam o dedo ou seguram um paninho para dormir, o ato de mexer nas orelhas pode ser um reflexo do instinto de autorregulação.
Esse comportamento estimula o nervo vago, uma conexão entre o cérebro e diversos órgãos do corpo, incluindo o coração e o sistema digestivo. O resultado? Uma sensação de relaxamento que os ajuda a dormir melhor.
Exploração do próprio corpo
Nos primeiros meses de vida, o bebê passa por uma fase intensa de descobertas. Ele explora as próprias mãos, pés e, claro, as orelhas. Esse comportamento é comum e faz parte do desenvolvimento sensorial. O toque frequente pode ser apenas uma forma de reconhecimento, sem nenhum motivo específico além da curiosidade.
A dor da dentição pode estar envolvida
Quando os primeiros dentinhos começam a nascer, a dor nas gengivas pode irradiar para outras regiões do rosto, incluindo os ouvidos. Isso pode levar o bebê a tocar ou puxar as orelhas para tentar aliviar o desconforto. Se o pequeno também apresenta irritação, baba excessiva e vontade de morder objetos, é provável que seja essa a causa do comportamento.
Sinais de incômodo ou infecção
Embora na maioria dos casos seja um hábito inofensivo, mexer nas orelhas repetidamente pode indicar infecções, como a otite, principalmente se acompanhado de febre, choro persistente ou secreção no ouvido. A coceira intensa também pode ser um sinal de alergias ou acúmulo de cera no canal auditivo.
Quando é hora de se preocupar?
Se o bebê mexe nas orelhas ocasionalmente e sem outros sintomas, não há motivo para alarde. No entanto, caso apresente sinais de dor, febre, perda de apetite ou alteração no sono, é importante procurar um pediatra para uma avaliação mais detalhada.
Maira Morais, é Mãe, Makeup e influenciadora digital que se destaca no universo da beleza por sua criatividade e técnica refinada. No mercado a anos, decidiu compartilhar dicas de maquiagens, beleza, maternidade e demais inspirações para o universo das mulheres.