Beleza
Biolab entra no mercado de sabonetes íntimos, com princípio ativo natural do Cerrado brasileiro

Cerca de 40% das consultas ginecológicas são decorrentes de vaginoses e vulvovaginites, que podem gerar coceira, ardência, odor forte e infecções recorrentes, impactando diretamente no bem-estar e na autoestima das mulheres. Para prevenir esses problemas e contribuir para a higiene diária adequada, a Biolab, farmacêutica nacional que está entre as líderes no Brasil, lança Higicalm, sabonete íntimo à base de Stryphnodendron adstringens, desenvolvido através do extrato da casca da planta originária do cerrado brasileiro, coletada de forma sustentável por mulheres agricultoras de Anastácio, no Mato Grosso do Sul.
A Dra. Ana Helena Mattos, médica ginecologista parceira da Biolab no desenvolvimento de Higicalm, explica que o Stryphnodendron adstringens é conhecido pela medicina tradicional popular como barbatimão, e que sempre fez parte da rotina de cuidados de mulheres do interior do Brasil. Desde lavagens no pós-parto até o tratamento de feridas, seu uso é passado de geração em geração. “Quando nos aprofundamos nos estudos, percebemos o potencial imenso dessa planta, com propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas e calmantes, que são importantes para mulheres em diferentes fases da vida.”

Higicalm auxilia na higiene íntima adequada e prevenção diária de diferentes condições, como alívio de desconfortos vaginais leves, controle de odores, higiene pós-parto, controle de corrimentos e infecções gerais. A especialista explica que a higiene dessa região ainda é um tema cercado de dúvidas e tabus e, por isso, muitas mulheres recorrem a sabonetes comuns ou sabonetes íntimos sem um pH adequado, que não previnem o problema e podem até piorar seu estado.
A região íntima feminina é naturalmente vulnerável e requer cuidados específicos devido às suas características únicas. Como explica a Dra. Ana Helena Mattos, a vagina é uma cavidade com um ecossistema próprio, no qual convivem diversos microrganismos, como lactobacilos e outras bactérias, que ajudam a manter o equilíbrio local. No entanto, é uma região sensível as alterações normais do dia a dia das mulheres, como fluxo menstrual, calor, suor ou roupas apertadas, por exemplo.
A mucosa vaginal, diferente da pele, não possui camada de queratina protetora e, por isso, é altamente absorvente e sensível a substâncias aplicadas no local. “Tudo o que é colocado ali é absorvido de forma diferenciada, e o equilíbrio desse ambiente pode ser facilmente alterado”.
Higicalm é o primeiro e único sabonete íntimo da indústria farmacêutica com propriedades reparadoras que ajudam a suavizar incômodos sem alterar a microbiota fisiológicada vagina, além de ser ginecologicamente, dermatologicamente e clinicamente testado, sem corantes e parabenos que mantêm o pH fisiológico da região, unindo a garantia da qualidade com a segurança da extração ideal do ativo.
A Dra. Ana Helena Mattos ressalta que nem todas as questões relacionadas à saúde íntima precisam ser completamente resolvidas. Muitas podem ser apenas amenizadas para garantir conforto e bem-estar no dia a dia. A secreção vaginal, por exemplo, é natural e importante para a saúde da região. Eliminá-la totalmente seria prejudicial, podendo levar ao ressecamento e a outros problemas, especialmente em fases como a menopausa. “O objetivo é equilibrar e reduzir desconfortos, como odor mais forte, sem interferir na fisiologia local. A vagina deve manter suas características naturais. É um cuidado diário que gera impacto positivo também no aspecto emocional”.
Além do compromisso com a saúde, o lançamento também tem um viés sustentável e social. Ao utilizar a planta do cerrado, que é um Patrimônio Genético Nacional, a Biolab segue as diretrizes da Lei da Biodiversidade, contribuindo para o uso sustentável e promovendo a repartição justa dos benefícios com a comunidade e o meio ambiente. “Hoje, conseguimos identificar com precisão de qual árvore foi retirada a casca que faz parte de determinado lote de produto. É mais do que um sabonete íntimo. É um cuidado diário ancestral e agora validado também pela ciência”, completa a Dra. Ana Helena, médica ginecologista parceira da Biolab Farmacêutica.
Sobre a Biolab
Promover um futuro com mais qualidade de vida requer uma busca incansável por tratamentos seguros e inovadores. Por isso, a Biolab, indústria farmacêutica brasileira fundada em 1997 e com presença internacional, investe em pesquisas e parcerias para superar os crescentes desafios da saúde.
Com quase 4.000 colaboradores e uma das maiores Forças de Vendas do país, a empresa se destaca entre as maiores farmacêuticas brasileiras. Em 2025, foi reconhecida no LinkedIn Top Companies como uma das 15 melhores do Brasil para se trabalhar, avaliada em critérios como oportunidades de crescimento, desenvolvimento de competências, diversidade e estabilidade.
A Biolab atua em diversas especialidades, como: dermatologia, ginecologia, ortopedia, gastroenterologia, pediatria, clínica médica e sistema nervoso central, além de ser líder em cardiologia. As unidades de negócio Biolab Genéricos, Avert Humana e Avert Biolab Saúde Animal contribuem com o portfólio de mais de 500 produtos.
A Biolab está em crescimento constante. São três unidades de produção, além de um moderno complexo fabril em construção. E não para por aí: no Canadá, é a 1ª farmacêutica brasileira com um Centro de pesquisas e adquiriu a empresa Exzell Pharma para expandir suas fronteiras.
Viva a evolução!

Maira Morais, é Mãe, Makeup e influenciadora digital que se destaca no universo da beleza por sua criatividade e técnica refinada. No mercado a anos, decidiu compartilhar dicas de maquiagens, beleza, maternidade e demais inspirações para o universo das mulheres.




