Connect with us

Midia

“A gruta, a ilha”: abertura dia 20 de dezembro no Sesc Copacabana

Published

on

Mari NATUREZAMORTA - “A gruta, a ilha”: abertura dia 20 de dezembro no Sesc Copacabana

Artistas e cineastas Darks Miranda e Mariana Kaufman apresentam exposição híbrida em diferentes mídias, sob curadoria de Anna Costa e Silva

Anúncios

Em um ambiente de penumbra, o visitante se encontra experimentando o universo ficcional, fantástico e sombrio de duas personagens femininas que inventam mundos e sugerem viagens tanto espaciais quanto temporais. É dentro dessa atmosfera que as artistas e cineastas Darks Miranda e Mariana Kaufman apresentam “A gruta, a ilha”, exposição de audiovisual expandido que ficará em exibição a partir do dia 20 de dezembro, na galeria de arte do Sesc Copacabana, com curadoria da artista e professora Anna Costa e Silva.

Tendo como base a produção em vídeo das duas artistas, “A gruta, a ilha” conta também com esculturas, objetos e instalações que, juntamente com as projeções audiovisuais, compõem o universo da exposição. Até 22 de fevereiro de 2026, enquanto estiver em cartaz, a exposição contará com uma agenda de conversas com alguns convidados de diferentes áreas, sempre aos sábados, no final de tarde.

“A gruta, a ilha” surge de alguns pontos de contato entre as obras das artistas

Para além de exercerem uma prática artística híbrida, em diferentes mídias, Mariana Kaufman e Darks Miranda, que acaba de ganhar o Prêmio Pipa 2025, têm trabalhado em torno das ideias de imaginação e fantasia como propulsoras da invenção de outros tempos e espaços, a partir da força criadora da arte.

Anúncios

Ao colocar em crise evidências do mundo contemporâneo a partir de um posicionamento ambientalista e feminista, a obra, além de formular uma tomada de posição política, também abre um campo de ressonâncias onde o gesto crítico se entrelaça à invenção de linguagens próprias, sensíveis e indisciplinadas, criando modos singulares de experiência que atravessam o olhar do espectador e o convocam a sentir, pensar e habitar o mundo a partir de outras frestas.

Darks e Kaufman estudaram juntas no curso de cinema da UFF, em Niterói. Anos depois, se encontraram nas formações da EAV Parque Lage e na pós-graduação em Literatura e Artes Visuais, quando começaram a pesquisar artistas e pensadoras como Hito Steyerl, Tacita Dean, Wislawa Szymborska, Donna Haraway, Mary Shelley, Claire Denis e Yoko Ono e a desenvolver os trabalhos apresentados.

Anúncios

Sobre os trabalhos

Ao todo, serão exibidos nove trabalhos – quatro de cada artista e uma instalação inédita, criada em conjunto especialmente para a exposição -, formando um amálgama de imagens, sons e volumes, criando um ambiente imersivo em que uma obra surge como parte da outra (e assim por diante). Além de se sustentarem individualmente, os trabalhos formam um corpo único, convidando o público a uma viagem por outras galáxias, faunas, floras e geografias do impossível.

Muitos deles circularam por festivais de cinema no Brasil e no mundo, assim como participaram de exposições em galerias e centros culturais importantes. “A ilha do Farol” (Kaufman, 2017, realizado em parceria com Jô Serfaty) será mostrado em um monitor com fone de ouvido intercalado com “A ilha” (Miranda, 2023). O filme “Mehr Licht!” (Kaufman, 2016) será projetado em uma tela e intercalado com o filme “A figura da quimera seria mais adequada” (Darks, 2023, realizado em parceria com Juno B.). A escultura “Corpo Mineral”, criada por Darks, a instalação “Futuro” (Kaufman, 2016), o vídeo “Natureza Morta” (Kaufman, 2016), o vídeo “Uma noite perigosa na ilha de Vulcano” (Miranda, 2022) junto com a instalação inédita (ainda sem título), completam a relação de trabalhos mostrados.

Anúncios

Todos os vídeos terão legendas em português, tornando-se acessíveis para deficientes auditivos. O som dos vídeos é reproduzido através de fones individuais, o que facilita a relação com as obras para deficientes visuais.

Serviço:

“A gruta, a ilha”

Artistas: Darks Miranda e Mariana Kaufman

Curadoria: Anna Costa e Silva

Produção Executiva: Maíra Marques e Marcella Klimuk

Arquitetura e Expografia: Desirèe Vacques

Coordenação geral de produção: Mariana Kaufman

Produção: Fagulha Filmes

Abertura: dia 20 de dezembro, às 15h

Visitação: de 21 de dezembro de 2025 a 22 de fevereiro de 2026

Local: Galeria do Sesc Copacabana

Endereço: Rua Domingos Ferreira, 160, | Galeria – 1° andar

Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 19h

Classificação livre, com entrada gratuita