Não há nada pior do que notar o cabelo oleoso, não é? Afinal, quando estamos com os cabelos oleosos eles acabam ficando com uma aparência pouco agradável, além de contribuir para o desenvolvimento da caspa e ficar com muita coceira no coura cabeludo.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar a lidar com esse problema e ficar livre da oleosidade dos cabelos.
Imagem: labella_espacodebeleza
Causa do cabelo oleoso
Diversos fatores podem estar como os responsáveis pelo surgimento do cabelo oleoso.
Contudo, seguindo alguns cuidados com o cabelo oleoso, é possível diminuir a quantidade de oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas que estão presentes no couro cabeludo, que são responsáveis pela hidratação do local.
Como lidar com cabelo oleoso?
1- Não exagere na quantidade de lavagens do cabelo
Pode não parecer, mas ao exagerar na quantidade de lavagens dos cabelos na tentativa de eliminar totalmente a oleosidade dos fios, o problema pode acabar se agravando mais ainda.
Afinal, pode acabar ocorrendo um efeito contrário do que se está esperando e as glândulas sebáceas produzirem ainda mais oleosidade para repor o que foi perdido. Por isso, o ideal é que as lavagens sejam alternadas, um dia sim e outro não.
2- Evite esfregar com muita força o couro cabeludo
Além da frequência das lavagens dos fios dos cabelos, também evite aplicar muita força durante sua limpeza.
Por isso, não esfregue com muita força ou use as unhas na tentativa de remover a oleosidade dos cabelos.
3- Utilize hidratantes específicos e sem exageros
O uso de hidratantes específicos é liberado na maioria dos casos de cabelo oleoso. Entretanto, não exagere nas aplicações e prefira aplicar a máscara de hidratação somente na região mais próxima a ponta dos fios.
4- Utilize shampoos específicos para cabelo oleoso
Prefira optar pelo uso de shampoos específicos para diminuir a oleosidade dos cabelos. Um shampoo que está na moda e possui um efeito muito bom para diminuir a oleosidade, é o shampoo a seco.
Porém, seu uso também deve ser controlado para não deixar o couro cabeludo muito seco e ele possa ficar mais irritado.
5- Cuidado com a temperatura do banho
Um banho quente é tudo de bom, não é? Mas cuide para não exagerar na temperatura do banho, já que a água quente pode estimular a produção de gordura no couro cabeludo e piorar ainda mais a oleosidade dos cabelos.
6- Evite secar demais a raiz
Se você depende do uso do secador para secar os cabelos após o banho, prefira não secar muito a raiz dos cabelos. Afinal, a região ficará muito ressecada e pode estimular a produção de sebo no couro cabeludo.
7- Não passe as mãos nos cabelos a todo momento
Algumas vezes, podemos criar o hábito de passar aos mãos nos cabelos a todo momento. Se esse for seu caso, evite passar a mão muitas vezes ao dia nos cabelos, já que pode acabar pesando os fios e aumentar sua oleosidade.
Por outro lado, se você gosta de manter os cabelos escovados, também evite escovar muitas vezes ao dia, já que poderá aumentar a oleosidade dos cabelos.
Maira Morais, é Mãe, Makeup e influenciadora digital que se destaca no universo da beleza por sua criatividade e técnica refinada. No mercado a anos, decidiu compartilhar dicas de maquiagens, beleza, maternidade e demais inspirações para o universo das mulheres.