No Brasil, 80% das mulheres já consideraram abrir ou administrar seu próprio negócio, mas 53% ainda não conseguiram dar o primeiro passo. A principal barreira para esse avanço é a falta de financiamento, apontada por 37% das mulheres como o maior obstáculo para empreender. Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pela Opinium Research, a pedido da Mastercard, conduzida entre 16 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025, com 42.500 entrevistados em 41 países, incluindo 2.000 pessoas no Brasil.
O levantamento faz parte da campanha global “Empowerment for All 2025”, lançada pela Mastercard em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com o objetivo de evidenciar o impacto das empreendedoras na economia e os desafios estruturais que ainda limitam seu crescimento.
Apesar do forte interesse pelo empreendedorismo, o estudo aponta que apenas 58% das mulheres no Brasil se consideram empreendedoras, um percentual próximo ao dos homens (60%). Entre aquelas que desejam iniciar um negócio, os setores mais buscados são:
- Venda online (20%)
- Alimentação e bebidas (18%)
- Cosméticos (18%)
O estudo também revelou que 24% das mulheres acreditam que “não é possível para alguém como elas” abrir um negócio, um número ainda mais preocupante entre as mulheres da Geração Z, onde 33% compartilham dessa percepção.
Outro dado relevante é o crescimento da busca por fontes de renda extra: 68% das mulheres no Brasil possuem um trabalho paralelo ou “bico”, um percentual superior à média da América Latina (49%). As principais razões para essa decisão são:
- Ganhar mais dinheiro (70%)
- Criar uma rede de segurança financeira (49%)
- Conquistar independência financeira (42%)
Tecnologia e IA: aliadas ou desafios para empreendedoras?
A pesquisa aponta que 58% das empreendedoras brasileiras já utilizam Inteligência Artificial (IA) em seus negócios, e 71% relatam que a tecnologia trouxe ganhos de tempo e/ou redução de custos. Apesar disso, 47% das mulheres ainda se sentem inseguras quanto à proteção contra fraudes e ataques cibernéticos, um desafio que pode impactar o crescimento de seus negócios.
Mastercard e o compromisso com a inclusão financeira feminina
Desde 2020, a Mastercard já apoiou mais de 37 milhões de mulheres empreendedoras globalmente, superando a meta de 25 milhões até 2025. No Brasil, a empresa investe em programas e iniciativas para fortalecer o ecossistema de negócios liderados por mulheres, como o Girls4Tech, que já impactou mais de 7 milhões de meninas em mais de 63 países, preparando-as para carreiras em ciência e tecnologia.
“A Mastercard acredita que, quando pequenos negócios vencem, toda a economia vence. As mulheres empreendedoras são fundamentais para o crescimento sustentável do Brasil, e estamos comprometidos em fornecer as ferramentas, a tecnologia e o suporte necessários para que elas prosperem”, Ana Karina Scarlato, VP de Produtos e Inovação da Mastercard Brasil.
A campanha “Empowerment for All 2025” reforça essa missão ao destacar as conquistas e os desafios das mulheres empreendedoras ao redor do mundo, impulsionando a conversa sobre equidade no setor.
Sobre a Mastercard
A Mastercard impulsiona economias e empodera pessoas em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. Junto com nossos clientes, estamos construindo uma economia sustentável onde todos possam prosperar. Oferecemos uma variedade de opções de pagamentos digitais, tornando as transações seguras, simples, inteligentes e acessíveis. Nossas redes, tecnologia, inovação e parcerias se combinam para fornecer um conjunto único de produtos e serviços que ajudam pessoas, empresas e governos a alcançar seu mais elevado potencial.
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Especialista em Moda e estilo pessoal, Clara é apaixonada por transformar o guarda-roupa de suas leitoras em uma expressão autêntica de sua personalidade. Formada em Design de Moda, Clara escreve com o intuito de trazer dicas acessíveis e práticas, que valorizam cada tipo de corpo e estilo. Suas matérias vão além das tendências: Clara acredita que a moda é uma forma de empoderamento e autoconhecimento, inspirando leitoras a se expressarem com confiança.